A partir desta quinta-feira, 1º de agosto, hospitais da rede estadual de saúde no Piauí iniciarão um novo modelo de agendamento para consultas, exames e cirurgias eletivas. Todos os procedimentos deverão ser agendados exclusivamente pelo Sistema Estadual de Regulação, conhecido como Regula Piauí.
A medida tem como principal objetivo garantir um acesso mais justo e igualitário aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para todos os piauienses. Com a implementação do novo sistema, a distribuição de vagas será feita de forma proporcional entre os municípios, assegurando que cada localidade receba um número de vagas correspondente à sua população.
O Regula Piauí já estava disponível para todos os municípios do estado desde junho, e, com exceção da capital Teresina, as demais secretarias municipais já migraram para o novo sistema e estão prontas para realizar os agendamentos, que devem ocorrer após os atendimentos na atenção básica.
Antônio Luiz, representante do sistema, destaca a importância dessa iniciativa para a saúde pública do estado. "Tratamos os municípios por critério populacional, ofertando as vagas que eles têm direito e evitando qualquer ingerência", ressalta. Essa ação visa não apenas melhorar a eficiência no agendamento, mas também garantir que todos os pacientes tenham um acesso equitativo aos serviços de saúde.
Com essa mudança, espera-se que haja uma melhora significativa na organização e no atendimento nas unidades de saúde, beneficiando a população do Piauí.