O Banco Central (BC) fez um alerta aos cidadãos sobre tentativas de golpe envolvendo o resgate de valores esquecidos em instituições financeiras. O prazo para retirada desses valores terminou nesta quarta-feira (16), mas o Banco Central (BC) notou que muitos golpistas continuam prometendo facilitação do resgate de recursos, direcionando as vítimas a sites falsos.
Segundo o Banco Central (BC), o único site seguro para consulta e solicitação de devolução é o “valoresareceber.bcb.gov.br” Qualquer outra página que prometa esse serviço é um golpe, reforçou a instituição em seu site e redes sociais.
Muitos desses golpistas estão pedindo pagamento antecipado, alegando que podem viabilizar o saque mesmo após o fim do prazo, com links que aparecem em anúncios, redes sociais e aplicativos de mensagens.
O Banco Central (BC) também esclareceu que nunca entra em contato diretamente com as pessoas nem solicita dados pessoais ou senhas. No total, aproximadamente 42 milhões de pessoas físicas e 3,6 milhões de empresas tinham valores a receber.
Para quem perdeu o prazo, os valores não resgatados serão destinados à conta única do Tesouro Nacional, conforme uma lei que visa compensar a desoneração da folha de pagamento em diversos setores econômicos.
O Banco Central (BC) reforça que as pessoas devem evitar clicar em links suspeitos e desconfiar de qualquer contato que não seja de instituições financeiras oficiais.