Uma operação de fiscalização na PI-459 resultou na prisão de um homem que transportava ilegalmente 126 aves silvestres do estado do Piauí com destino a Pernambuco. A abordagem ocorreu nas proximidades do Povoado Umburana, no município de Lagoa do Barro-PI.
Segundo informações preliminares da polícia, as aves eram mantidas em condições precárias, sendo acondicionadas no porta-malas de um carro de passeio dentro de gaiolas e caixas de papelão amontoadas. O veículo transportava também dois ocupantes um homem e uma mulher além do condutor.
As aves eram diversas espécies nativas da região e estavam sendo comercializadas ilegalmente, o que caracteriza um crime ambiental.
O homem foi detido e deverá responder pelos crimes relacionados ao tráfico de fauna silvestre, que pode resultar em penas rigorosas de acordo com a legislação brasileira. O caso segue sob investigação, e as aves serão encaminhadas para órgãos de proteção ao meio ambiente, onde receberão os cuidados necessários e serão reintegradas à natureza, sempre que possível.