A comunidade Ponta da Serra, localizada no município de Dom Inocêncio, a cerca de 90 quilômetros da sede, solicitou ao governo do estado o tombamento da Capela de Nossa Senhora da Conceição. A edificação, construída no final do século XIX, é um importante patrimônio histórico e cultural da região.
A expectativa da comunidade é que o decreto de tombamento seja assinado pelo governador Rafael Fonteles até o dia 8 de dezembro deste ano, data em que a comunidade realiza a celebração de Nossa Senhora da Conceição.
"A capela é um símbolo da nossa comunidade. É um patrimônio que precisa ser preservado para as futuras gerações", disse o líder comunitário, José da Silva.
O pedido de tombamento foi feito com o apoio do Instituto Ponta da Serra, que foi criado pela comunidade para preservar o patrimônio local. O instituto também abriga um pequeno museu, com artefatos que foram encontrados no período em que a capela foi restaurada.
"O tombamento é um reconhecimento da importância histórica e cultural da capela. Com o tombamento, o governo do estado se compromete a proteger o imóvel", explicou o acadêmico da Academia Piauiense de Letras, Felipe Mendes.
O processo de tombamento é rápido e, segundo Mendes, a comunidade tem boas chances de conseguir o tombamento ainda este ano.