A Fiocruz Piauí iniciou nesta quarta-feira (8), em São João do Piauí, os trabalhos de coleta de insetos do tipo Triatomíneos e Flebotomíneos para pesquisa multidisciplinar.
Os estudos, desenvolvidos pelo Núcleo de Vigilância Entomológica, serão realizados em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Vigilância Entomológica em Diptera e Hemiptera do IOC, Fiocruz.
A equipe é formada pelos pesquisadores: Dra. Jéssica Pereira dos Santos, Dra. Simone Patrícia Carneiro de Freitas e Dr. Raimundo Leoberto Torres de Sousa
A coleta dos insetos teve a contribuição da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, do agente comunitário de Entomologia, Raimundo Nonato Dias e da Coordenadora da Vigilância Ambiental, Layanna Lara Ribeiro Coelho.
Os Triatomíneos são insetos transmissores da doença de Chagas, enquanto os Flebotomíneos são transmissores da leishmaniose.
A pesquisa tem como objetivo investigar a presença e distribuição desses insetos em São João do Piauí, bem como identificar possíveis fatores de risco para a transmissão de doenças.
Os resultados da pesquisa serão importantes para o planejamento de ações de controle e prevenção dessas doenças.
Para saber mais sobre a pesquisa, acesse o site da Fiocruz Piauí. https://www.portal.fiocruz.br/