O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) julgou as Contas de Gestão do município de São João do Piauí, referentes ao exercício financeiro de 2021. Após análise da III Divisão Técnica da DFAM, foram identificadas diversas falhas na gestão de Ednei Amorim, incluindo proibição de participação de Sociedades integrantes do mesmo grupo econômico e prorrogação indevida de contratos para aquisição de combustíveis.
Além disso, o TCE-PI constatou despesas sem cobertura contratual, falta de transparência nos atos de gestão, omissão no dever de prestar contas e descumprimento de instruções normativas do Tribunal, como cadastro de Dispensas, Inexigibilidades e Adesões a ATAS no Sistema Licitações WEB e publicação de contratos no Sistema de Contratos WEB.
Apesar das ressalvas apontadas, o Plenário do TCE-PI decidiu, por unanimidade, julgar as contas de Ednei Amorim como regulares com ressalvas e aplicar uma multa no valor correspondente a 700 UFR-PI. Este julgamento foi realizado após discordância da manifestação do Ministério Público de Contas.
Com informações do Portal Mandacaru