Dia 15 de junho marca o início das festividades em São João do Piauí, a maior da região. Estima-se que milhares de pessoas devem participar das celebrações e das atrações no espaço Netinho da Flauta. Porém, dois importantes monumentos se destacam em nossa cidade: o primeiro é a imensa estátua do santo padroeiro que fica no bairro Alto Santa Fé. O segundo está na entrada do memorial Padre Solon, trata-se de uma belíssima escultura do santo padroeiro que, com a ação do tempo, tende a desgastar sua pintura.
Nesta semana, nos deparamos com o sanjoanense Delso Ruben, uma pessoa bastante conhecida na cidade, que estava realizando a restauração da pintura da estátua que fica em frente ao memorial. Esse simples ato pode passar despercebido por muitos, mas tem um grande significado, trazendo vida e cor a este importante monumento que representa a cidade e a fé dos sanjoanenses.
A atitude de Delso é um exemplo de cidadania e amor com a cidade, contribuindo para manter viva a história e a tradição. Seja qual for nossa contribuição, por menor que pareça, cada gesto de cuidado com o nosso patrimônio cultural é essencial para preservar a identidade e a beleza de São João do Piauí. Viva São João Batista.