A cidade de São Raimundo Nonato, destaca-se como referência na ampliação do acesso ao diagnóstico precoce do HIV, graças à atuação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Os moradores podem retirar até cinco autotestes de forma gratuita, facilitando o rastreamento da infecção e promovendo o início imediato do tratamento quando necessário.
De acordo com Cristiana Rocha, coordenadora do CTA estadual, a medida é fundamental para alcançar um diagnóstico rápido e preciso. "Se o resultado do autoteste for positivo, o próximo passo é realizar um teste rápido confirmatório em uma unidade de saúde. Quando confirmado, o paciente é encaminhado para iniciar o tratamento gratuito pelo SUS. O tratamento correto possibilita que a pessoa atinja a condição de indetectável, o que significa que o vírus não é transmissível", explica Cristiana.
A rede de CTAs no Piauí, que inclui cidades como Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano, tem ampliado seu alcance para atingir populações vulneráveis. Em São Raimundo Nonato, o CTA/SAE está estrategicamente localizado na Praça Gasparino Ferreira, no bairro Aldeia, e funciona como um ponto-chave para a disseminação de informações e acesso aos testes.