A Polícia Nacional da Espanha, em colaboração com a Polícia Federal brasileira, libertou cinco brasileiras vítimas de um esquema de escravidão sexual internacional na cidade de Almoradí, na província de Alicante. Cinco suspeitos foram presos.
As mulheres, que tinham entre 20 e 30 anos, foram recrutadas no Brasil com falsas promessas de emprego como garçonetes ou modelos. Ao chegarem à Espanha, elas foram forçadas a se prostituir e viviam em condições de cárcere privado.
A operação policial foi desencadeada após uma denúncia da Polícia Federal brasileira. Os agentes da polícia espanhola cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão em vários endereços na cidade de Almoradí.
Os suspeitos presos são acusados de tráfico de pessoas, exploração sexual e coação. Eles serão indiciados pela Justiça espanhola.
As vítimas foram encaminhadas a um abrigo para mulheres vítimas de violência. Elas receberão atendimento psicológico e social para ajudá-las a superar o trauma.
O caso é mais um exemplo da violência que mulheres e meninas enfrentam em todo o mundo. É importante denunciar qualquer tipo de exploração sexual, seja no Brasil ou no exterior.