Com todo governo os acordos de campanha em muitas das vezes são em trocas de cargos, e cargos para os mandatários que se dizem cabos ou líderes políticos de uma determinada área. Como no governo de Luiz Inácio Lula da Silva não é diferente dos demais, foram definidos na quarta-feira 1 pela bancada federal do Piauí os cargos.
O coordenador da bancada, deputado Flávio Nogueira, do PT, confirmou a informação, de acordo com Flávio Nogueira, a divisão foi feita dentro do consenso entre os parlamentares. Ele disse o seguinte; "O critério que utilizamos foi o consenso", acrescentando que a Chesf foi o único espaço que não foi definido, pois está privatizada.
No frigir dos ovos, nesse jogo de perde e ganha, ou melhor, nesse jogo do ganha ganha, pois só quem perde é o leitor, os cargos foram os seguintes:
Ministro Wellington Dias (PT) – DNIT.
Senador Marcelo Castro (MDB) – Codevasf.
Flávio Nogueira (PT) - IBAMA – Superintendência do Banco do Nordeste – GEAP – Superintendência do Ministério da Economia e Delegacia da Receita Federal.
Francisco Costa (PT) – Correios e Telégrafos/ ECT – INCRA.
Merlong Solano (PT) – CPRM – CONAB – IPHAN.
Florentino Neto (PT) – Secretaria do Patrimônio da União (SPU) – Superintendência do Ministério da Saúde.
Jadyel Alencar (PV) – DNPM – Superintendência da Pesca e Aquicultura – ICMBIO.
Júlio César (PSD) – DNOCS – Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF).
Castro Neto (PSD) – Delegacia do MDA – Superintendência do Trabalho e do Emprego – CASSI.
Marcos Aurélio Sampaio (PSD) – INSS – Superintendência Federal de Agricultura Pecuária e Abastecimento – Superintendência do Banco do Brasil.