O ex-senador e ex-governador do Piauí Hugo Napoleão foi um dos homenageados na noite dessa segunda-feira (23) pelo Conselho Federal da OAB, em cerimônia que lembrou os 35 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988.
Napoleão foi um dos representantes da OAB na Assembleia Nacional Constituinte (ANC), onde ocupou a vice-presidência da Comissão de Direitos e Garantias Individuais. Ele foi um dos principais defensores da inclusão de direitos sociais e trabalhistas na Constituição, como o direito à saúde, à educação e à moradia.
A homenagem foi recebida pelo filho do ex-senador, o advogado Hugo Napoleão Filho, que destacou a importância da Constituição para o Brasil. "A Constituição de 1988 é um marco na história do Brasil. Ela consolidou a democracia e os direitos fundamentais dos cidadãos", disse.
O presidente da OAB, Beto Simonetti, destacou a atuação de Napoleão na ANC. "Ele foi um dos protagonistas da construção da Constituição de 1988. Sua atuação foi fundamental para a inclusão de direitos fundamentais na Carta Magna", afirmou.
A cerimônia também homenageou outros juristas que atuaram na ANC, como o ex-presidente da OAB, José Eduardo Cardozo, e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto.