O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta terça-feira (27) que a Telebras (Telecomunicações Brasileiras S.A), empresa de economia mista responsável pelas políticas de conexão no Brasil, vai trabalhar a serviço da soberania nacional. “Eu vim à Telebras porque quero dar um exemplo para o Brasil: A gente vai fazer que essa empresa seja brasileira, a serviço do brasileiro, a serviço da nossa soberania, a serviço do nosso conhecimento tecnológico, a serviço da nossa inteligência artificial, da concentração do nosso banco de dados, e para prestar serviços ao povo brasileiro, que está precisando de ter o melhor,” disse.
O Sistema Telebras foi privatizado em 1998, sob o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em abril do ano passado, Lula retirou a empresa do processo de privatização. Em agenda na sede da empresa, em Brasília nesta terça, o petista criticou privatizações de empresas públicas e defendeu que o Estado seja o detentor de alguns serviços essenciais.
Segundo Lula, a Telebras representa uma garantia para discutir inteligência artificial. “Uma empresa como essa aqui é um ‘garante’ de que a gente pode discutir IA [inteligência artificial] sem precisar ficar subordinado a duas ou três nações que já estão na frente”, disse.
Fonte R7