Faltando apenas cinco dias para as eleições municipais em São João do Piauí, a expectativa é grande em torno da divulgação de novas pesquisas de intenção de votos que poderão influenciar o ânimo dos eleitores. Quatro novas pesquisas estão programadas para serem divulgadas nos próximos dias, conforme registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na próxima quinta-feira, o Instituto Qualitativa deve revelar os resultados de uma pesquisa realizada com 400 entrevistas. No dia seguinte, na sexta-feira, outras duas pesquisas estarão apitas para divulgação: a do Instituto Amostragem, também com 400 entrevistas, e a do Instituto Opinar, que fez 600 entrevistas. Por fim, no sábado, que é véspera da eleição, será divulgada uma pesquisa do IPPI Pesquisa e Consultoria, realizada com 600 entrevistas.
Até o momento, os resultados dos diversos institutos têm apresentado um cenário divergente. Enquanto as pesquisas do Instituto Opinar e do Instituto Amostragem indicam uma ampla vantagem para o atual prefeito Ednei, candidato à reeleição, os levantamentos mais recentes do IPPI e do Estimativa mostram um quadro de empate técnico, favorecendo o candidato Alexandre.
As pesquisas têm se tornado ferramentas valiosas de informação, mas também suscitam debates sobre sua influência e potencial manipulação do eleitorado. Recentemente, diversas propostas de lei têm tramitado no Congresso Nacional com o intuito de regulamentar a divulgação de pesquisas. Entre elas, emerge a ideia de proibir a divulgação de resultados em um período de até 45 dias antes das eleições. Outras propostas sugerem a criminalização de institutos cujos resultados divergirem significativamente do resultado final das eleições, além da margem de erro.
Com informações: Rádio Alvorada